sexta-feira, 16 de julho de 2010

Livraria Jaraguá - Crônicas da Cidade Plural


A Livraria Jaraguá ocupava a loja onde hoje fica a papelaria

Livraria Jaraguá
Rua Marconi, 54


Pertencia à família Mesquita (Alfredo Mesquita e o sócio Roberto Meira).
Inaugurada em 1942, oferecia um salão de chá aos intelectuais que a freqüentavam.
Também trabalhava com discos.
Foi vendida no final dos anos 50.
Comprei ali o meu primeiro exemplar da “Critica da Razão Pura e Prolegomenos de toda a Metafísica Futura”, do Emmanuel Kant.
O segundo exemplar, em castelhano, depois de constatado o desaparecimento do primeiro, eu comprei em San Carlo de Bariloche.
Cada vez que eu entrava na Livraria Jaraguá, procurava espiar o salão de chá, nos fundos da loja.
Diziam que alguns dos mais famosos escritores costumavam aparecer por lá.
Porém, ou porque a minha coragem fosse pouca ou ainda porque havia um certo ar de “não venha se não for convidado”, nunca entrei no salão de chá.
Certa vez, quando estávamos planejando o jornal “Dante”, para ser introduzido e distribuído em nosso colégio, marquei encontro com o Luiz e o Mino.
Sairíamos dali em busca de uma entrevista com o Francisco Pati, diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Esperei junto ao balcão.
Os dois irmãos surgiram, vindos do salão de chá.
Estavam lá, conversando com o pai, importante redator do jornal O Estado de São Paulo.
Foi o mais perto que eu consegui chegar do salão de chá da Livraria Jaraguá.

Larry Coutinho ( foto e texto)

Um comentário: