quinta-feira, 12 de julho de 2012

A carruagem de fogo da meia noite - Crônicas da cidade plural


            
Coração enfartado, eu curtia as delicias e as incertezas da recuperação em cama de hospital.
Em volta, as lindas gerações que andam por ai salvando o Brasil: médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, lavadeiras, faxineiras, técnicos de laboratório...
Gerações douradas, combativas, estudiosas, alegres e competentes.
Eis que no meio delas, linda menina se revelou originária do Maranhão.
Contei uma das minhas histórias e recebi de volta a aterradora narrativa sobre a lenda da Manguda, um fantasma que no final do século XIX assombrava a região onde hoje fica a praça Gonçalves Dias, em São Luís.
A aparição era figura alva como um lençol, transportando estranha luz na cabeça.
Em seguida a moça lembrou da carruagem de fogo de Ana Jensen.
Ana Jensen era rica e de presença marcante  na vida social e política  da São Luís do século XIX.
Entretanto passou à história afamada pela sua crueldade e pela forma desumana com que tratava os seus escravos.
Depois da sua morte, certas ruas de São Luís  passaram a receber, nas horas tardas das noites, a carruagem de Ana Jensen, puxada por cavalos decapitados, cujas ferraduras em ásperos choques com as pedras do pavimento produziam línguas de fogo.
Quem conduzia a carruagem era um escravo, também decapitado e com o corpo sangrando.
Suas passagens eram marcadas por sons horríveis, misturas aterradoras de choques de ferragens e de gritos e coros de lamentações dos escravos.
Os habitantes da velha São Luís fugiam com medo de serem apanhados e levados para o passado, para os tempos em que Ana Jensen reinava na sua mais horrenda crueldade.
Na ocasião eu  estava lendo alguns livros, sobre os quais tratarei mais adiante.
Porém a narrativa da linda enfermeira fez-me lembrar de outro veículo que também corria por ruas e vielas de Paris, capturando e transportando pessoas, habitantes  dos anos dois mil, para o inicio do século, por volta de 1920.
Não era uma carruagem de fogo, mas um Renault 1920, amarelo, que surgia percorrendo becos e vielas de Paris exatamente à primeira pancada da meia noite.
Ao contrário da carruagem de fogo da Ana Jensen, que ninguém filmou, este Renault foi artista de cinema e importante personagem no filme de Woody Allen chamado Meia Noite em Paris.
Assistir ao filme (deve ser deixado para o fim), ler os livros , tudo isto nos leva a profundo mergulho no alucinante mundo dos anos vinte parisienses.
Ocasião em que  James Joyce (Ulisses) e o próprio Ernest Hemingway  modificaram profundamente a literatura, que depois deles nunca mais foi a mesma.
Porém assistir o filme sem antes ler as obras indicadas não é tão bom como fazer o contrário.
A leitura previa permitirá a quem assistir o filme a pronta identificação dos personagens.
Quando, ao descer do Renault amarelo, o personagem do filme entrar em uma festa, ao som alucinante de cantor e pianista que se esmera na interpretação de Le’ts fall in love, será possível reconhecer imediatamente Cole Porter, além de alguns convivas, por exemplo, Zelda e Scott Fitzgerald.
Enquanto isso, a leitura de Shekespeare and Company  trará certa familiaridade com os Fitzgerald, o senhor e senhora Ezra Pound, Sherwood Anderson , George Moore, Walt Witmann, Jules Romains, Paul Valery e, é claro, James Joyce, uma vez que Sylvia Beach  foi a primeira pessoa com coragem suficiente para editar Ulisses, um livro proscrito e proibido por diversos países, entre os quais Estados Unidos e Inglaterra, os dois maiores mercados literários da época.



Para saber muito mais:
Allen, Woody - Meia Noite em Paris. Filme de abertura do Festival de Canes, Seleção Oficial. Dois recém casados observam profundas alterações nas suas vidas graças às estranhas experiências que vivem em Paris, onde, como se sabe muito bem, tudo pode acontecer.
Hemingway, Ernest.  Paris é uma festa. Editora Bertran. Brasil. 7a. edição, 2005. Esta obra cobre o período de 1921 a 1926, em Paris.
Beach, Sylvia . Shakespeare and Company - Uma livraria na Paris de entre-guerras. Rio de Janeiro, 2a. ed. Casa da Palavra. 2007. Fundada no início dos anos vinte, a livraria foi ponto de encontro dos principais artistas e escritores que habitavam Paris na época. Inclusive Ernest Hemingway. Entre as três fontes acima citadas existe estreita e competente ligação. Por exemplo, personagem de Meia Noite em Paris visita a livraria de Sylvia Beach e revive cenas contadas por Ernest Hemingway.
Mclain, Paula - Casados com Paris - Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2011. História de amor e traição do jovem casal Hemingway nos loucos anos de 1920. Ao contrário dos outros dois livros, é um romance.

Texto escrito entre 6 e 10 de julho de 2012, leito número 5 do Hospital Dante Pazzanese, São Paulo.

Larry Coutinho